Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Check List {Por Onde Começar}

12 meses antes

⌨ Defina a data do casamento. Pensem na época do ano em que pretendem dizer sim (verão, inverno, data especial). Vale considerar ver apenas com as pessoas realmente importantes, tipo pais e avós, a disponibilidade.

$ Defina o budget disponível. Converse com a família e defina quem pagará o que e quanto cada um gastará. Considere os extras, quem pagará.

 Defina o estilo da festa. Escolham o que combina com a personalidade de vocês. Hoje são muitas opções disponíveis, desde baladas, praia, mini weddings, temáticos. Veja o que se adequa mais à vocês!

✝ Escolha o local da cerimônia. Se sonha desde pequena a casar naquela igreja, pode ser que tenha uma fila de espera enorme. Já entre em contato e agende!

⎘ Reserve um tempo para se organizar. Veja aquilo que gosta, salve referências e imagens que gosta em algum lugar exclusivo, como uma pasta, para o casamento já começar a tomar forma. Faça uma planilha com tudo que gostaria que tivesse no casamento! É um ponto de partida!

Hora de organizar a festa de noivado, se for ter uma! Pense em cada detalhe, quem convidará, local, cardápio.

✍ Comece sua lista de convidados. Ela ainda será mudada algumas (muitas) vezes, mas é preciso ter uma noção de quantas pessoas serão convidadas. No meio do caminho alguns que não estavam previstos serão inclusos, outros sairão da lista. Mas já é um começo! Outras decisões, como o local, dependerá deste número.

☝ Se o budget permitir, contrate uma assessoria. Quanto antes isto for feito, melhor, pois a assessora conhece fornecedores e pode te ajudar com pesquisas e referências, além de dar dicas e novas perspectivas. Com uma assessoria, a tranquilidade é muito maior.

 Aprofunde a pesquisa daquilo que deseja. As referências são ótimas para o contato com fornecedores pois assim eles saberão exatamente como quer. Além de ficar mais fácil de visualizar como será tudo no dia.

 A maioria das noivas se preocupa com a saúde! e entrar em forma não é tão rápido, então se pensa nisso, é hora de começar o plano de exercícios e alimentação saudável! Se possível, consulte um nutricionista!

⎘ Com o número de convidados em mãos, veja onde deseja que aconteça a festa e já feche para garantir sua data! Mas não sem antes conhecer a infruestrutura, comparar e tirar todas as dúvidas possíveis! Pesquise fornecedores!

⎘ Pesquise e feche com o fotógrafio e vídeo! Sendo o que fica depois que tudo passou, a escolha deve ser cautelosa. Avalie os estilos, faça reuniões, veja com qual tem mais empatia (e claro, qual o budget permite). Muitos fotógrafos tem a agenda lotada, por isto a antecedência é aconselhável!


10 a 9 meses

⎘ Pesquise fornecedores a fundo. Buffet, decoração, bebidas, música e atrações. Converse com amigos, peça indicações. Compare, deguste, peça referências e não assine o contrato sem antes analisar muito bem e tirar todas as suas dúvidas. O contrato é sua garantia de serviço e tudo que for combinado deve contar nele.

 O sonhado vestido de noiva precisa ser pensado. Agora é a hora. Veja o estilo que gosta, visite ateliers, estilistas e lojas para definir qual vestido se encaixa melhor em você. Se o vestido for feito sob medida, demora mais tempo para ficar pronto.

 Defina quem serão os padrinhos. Mas calma, nada de sair convidando todo mundo. Pense bem, avalie. Veja referências de como quer que estejam. Serão padronizados, com o mesmo vestido? A quantidade também importa. Reflita sobre o local e quantos padrinhos terão.

 Avalie os regimes de comunhão de bens e separe a documentação para dar entrada no cartório! É uma conversa delicada, então façam em um momento de tranqulidade.


8 meses

  Hora de pensar onde os pombinhos vão comemorar e passar a lua de mel. São milhões de possibilidades e destinos disponíveis. Pensem na época do ano, se será verão, inverno para escolher. Pense em como será pago. Muitas vezes familiares gostam de ajudar ou presentear com a viagem! Vale considerar.

✍ Atualize sua planilha de convidados. Inclua e-mail, telefone, nome do conjuge, sobrenome. Isto ajuda caso tenha RSVP, para a caligrafia dos convites e também caso envie um Save the Date.

✝ Dependendo de onde for realizada a cerimônia, comece a pensar no celebrante!

® Identidade visual está em alta e deve ser definida aqui. Todas as decisão para decorar serão com base nesta identidade escolhida. Escolha de acordo com o tema, com a personalidade de vocês e cores que mais gostam! Será a marca registrada de vocês!


7 e 6 meses

✓ Reveja os contratos que ainda faltam fechar e finalize caso algo tenha ficado pendente.

✄ Defina o vestido final. Se for feito sob medida, finalize os detalhes para que possa começar a ser feito. Acompanhe o processo para garantir que seu vestido seja perfeito. Seja comprado, alugado ou importado.

  Defina o cardápio e bebidas que serão servidos na festa. Terá um bar de bebidas, garçons, vinho, whisky? Será servido carne, salada, peixe? Veja com o fornecedor e deguste!!

☞ Agora sim, pode convidar os padrinhos! Convite aceito, informe sobre o traje que devem usar na festa, alguma especificação. Hora de convidar também as daminhas e pajens. Converse com os pais e sugira algum traje, se for o caso.

✉ Envie o Save the Date.

✉ Save the Date enviado, hora do convite formal. Escolha também toda a papelaria, como menus, cartões de agradecimento, tags. Revise tudo para não ter erros. Quanto antes for feito, melhor, para não ter problemas de entrega do convite em cima da hora.

✈ O destino da lua de mel deve ser escolhido. Mas já? Sim, imagina uma viagem para o exterior sem visto. É preciso tempo hábil para providenciar tudo que o país de destino requer, além de ter descontos razoáveis para pacotes fechados com antecedência.


5 a 4 meses

  Envie os convites para finalização (caligrafia).

⎘ Pesquise fornecedores de bolos, doces e bem casados! (a parte gostosa) Deguste, escolha e feche! Escolha a decoração das forminhas e bem casados de acordo com o tema e decoração da festa e identidade visual. Veja quem será responsável pela decoração.

 Aproveitando a escolha do bolo, escolha também qual será e quem fará o topo de bolo!

⚱ Faça a lista de presentes em, pelo menos 2 lojas. Hoje em dia, listas online, como a do Zankyou estão disponíveis e facilitam a vida.

 Converse sobre a iluminação com seu decorador/fotógrafo/vídeo para que todos estejam alinhados e dê tempo de fazer qualquer alteração que seja necessária. Nnao queremos um vídeo ruim ou uma foto mal feita!

✈ Se tiver convidados de fora, fehce com algum hotel próximo um pacote especial.

  Defina as músicas para a cerimônia e festa. São muitas músicas especiais nas nossas vidas e escolher não é uma tarefa fácil. Músicas para a entrada dos padrinhos, noivos, para jogar o buquê e aquelas que fazem a pista bombar! Feche com o DJ caso ainda não tenha feito.


3 meses

 Reserve o dia da noiva.

  Procure o traje do noivo. Defina de acordo com o traje da noiva, sapato, buquê para que fique em harmonia. Encomende caso seja sob medida ou já faça a compra.

 Comece a ver o pacote de núpcias e já feche.

⚱ Defina as lembrancinhas. Muitas noivas gostam de fazer as próprias lembrancinhas, organize-se para que dê tempo de fazer tudo.

♕ Escolha o penteado e maquiagem. Salve referências para conversar com o salão no momento das provas.

✓ Anote o cronograma do dia em uma planilha para ter certeza de não estar esquecendo nenhum ítem. é importante dividir com sua assessora para que ela tenha controle de tudo que acontecerá e a ordem do dia. Todos os fornecedores devem estar alinhados quanto aos acontecimentos para evitar qualquer eventual problema.

 Defina as alianças com o noivo. Encomende, experimente e defina. É uma escolha importante e deve ser feita com calma.

☝ Verifique a necessidade de serviços extras, como valet, manobristas, banheiros, segurança! Peça ajuda da sua assessora! Ela Pode te indicar o que for mais adequado!

2 meses

✍  Dê entrada na documentação para o casamento civil.

✉  Hora de começar a distribuir os convites. Dê preferência para aqueles convidados que virão de longe ou outro país. Eles precisam se programar com a máxima antecedência possível.

♨  Faça a última degustação do cardápio a ser servido na festa e faça as mudanças necessárias.

⎈ Se for utilizar um carro especial para chegar à cerimônia e festa, já agende e também feche com o motorista

♀ Se for fazer chá de panela, comece a planejar ou converse com as madrinhas para que elas organizem. Faça a lista de convidados e entregue para quem ficar responsável pela organização.

 Faça a e-session e vídeo para a retrospectiva. Provavelmente você irá querer utilizar na festa e precisa de tempo para escolher as fotos.

⚯ Se for ter, compre acessórios para a pista, como óculos, máscaras, apetrechos, balões, kit toillete.


1 mês

 Faça os testes de cabelo e maquiagem. Avalie com calma para no dia não ficar na dúvida. Dê preferência prove o vestido no mesmo dia, para que você tenha ideia de como ficará o look completo.

 Se for o caso, escreva seus votos. Faça isto em um momento de tranqulidade para que pensem com carinho.

♥ A festa de chá de panela e chá bar devem acontecem neste período. Aproveite e curta sem se preocupar com o resto. Curta porque depois que passa dá saudades.

 Repasse as informações com os fornecedores. Reveja o número de confirmados com o buffet, repasse o que deseja com o fotógrafo, confirme as músicas (e ordem) com o cerimonial/DJ, reunia-se com o cerimonial para os últimos detalhes. Veja com o decorador detalhes finais, como buquê, flores da lapela, buques das daminhas!

☏ Se tiver RSVP ativo, hora de entrar em ação!

 Deixa com a assessoria os contratos para que ela possa controlar se os serviços estão de acordo com o contratado.


1 semana antes

 Repasse os serviços contratados e verifique se todos os pagamentos estão em dia

  Faça a última prova do vestido. Respire fundo, já está chegando!

♕ Você e o noivo devem cortar os cabelos e fazer as unhas!! Eles relutam um pouco, então vale começar a convencer cedo. Faça depilação, sombrancelha, relaxamento, tudo que tem direito pelo menos 2 dias antes do casamento. No dia será corrido e ficar com marcas da depilação não dá!

 Faça as malas. Para a lua de mel e uma pequena com o básico (lingerie, roupa do dia seguinte) para a noite de núpcias.

 Use o sapato do casamento para amaciá-los, para não ter problemas no dia!

 Combine como será após o casamento. Quem levará o vestido de volta para a loja (se for alugado), peça para sua mãe guardar os doces que restarem para sua volta.


No dia do casamento

 Aproveite seu dia!! Não é hora de se preocupar com nada, tudo que poderia ser feito por você foi feito! Caso tenha algum imprevisto, delegue para alguém próximo que possa cuidar de tudo! Madrinhas e padrinhos são ótimos para isto!

 Alimente-se bem!! Não comer ou comer mal não ajudará! Ficar fraca dará um aspecto ruim para a pele e pode te fazer passar mal no dia. Beba muita água! Relaxe

  O oposto também vale. Nada de exagerar no que não está acostumada. Evite pimenta ou alimentos pesados!

 Vá tranquila e com antecedência para o dia da noiva. Atraso vai causar estresse. Chegar cedo te fará bem e você curtirá muito mais!

 O principal de tudo, aproveite seu dia com pessoas queridas!!


Depois do Casamento

 Hora de organizar os presentes recebidos, fazer as trocas necessárias!

✉  Envie cartões para seus convidados agradecendo a presença deles neste dia tão especial!

 Providenciar a troca dos seus documentos com o sobrenome novo, caso tenha alterado!

✓ Fale com seus fornecedores. Conte como foi o serviço. Dê um feedback, eles agradecerão!

  Hora de começar a vida nova! Curta muito, organize sua casa, receba amigos e seja feliz!!!!!!

Chá no Jardim {Casamentos e Inspirações} © Copyright 2013. Desenvolvido por Vivi Art’s Design.